Confira abaixo os principais acontecimentos que mexeram com o mercado de soja durante a semana do dia 08 a 12 de abril de 2024.

O recente conflito no Oriente Médio teve impacto no mercado, afetando os preços do petróleo e a posição dos fundos. Após quatro sessões de queda, na sexta-feira (12), os futuros da soja em Chicago recuperaram parte das perdas, embora ainda tenham registrado ligeira queda semanal.

Além disso, o dólar registrou forte valorização, atingindo a maior cotação em seis meses. Isso levou a um aumento nos preços domésticos e um bom volume foi comercializado.

O relatório mais recente do USDA trouxe poucas novidades. A principal atualização foi a redução nas exportações dos Estados Unidos e, consequente, aumento dos estoques. O Brasil e a Argentina tiveram suas produções inalteradas, assim como o balanço da China.

Na Argentina, os primeiros rendimentos mostraram uma produtividade abaixo da esperada em função das altas temperaturas e do clima mais seco nos períodos críticos para as lavouras. Com isso, a Bolsa de Cereales de Buenos Aires reduziu sua estimativa de produção em 1,5 milhão para 51 milhões de toneladas.

Veja mais com o Agrovip, o resumo semanal da Agroconsult.

soja