Brasil perto de recuperar grau de investimento segundo agência de classificação; Essa e outras notícias no Agrovip dessa semana!

Ótima notícia! A agência de classificação de risco Fitch Ratings elevou a classificação da dívida brasileira. Estamos a um passo de recuperar o “grau de investimento”. A agência destacou a importância da agropecuária para o crescimento do Brasil e a robustez das contas externas. Além disso, também elogiou as reformas realizadas nos últimos anos, como a da Previdência, e a independência do Banco Central, que recebeu elogios por sua política monetária prudente e proativa. Resta saber se as políticas econômicas e monetárias do atual governo seguirão nesse caminho. O tão sonhado “grau de investimento” pode dar ao Brasil e as suas empresas, a possibilidade de conseguir crédito mais barato, contribuindo com o aumento do fluxo de investimentos no país e a possibilidade de aportes de importantes fundos estrangeiros.

Os juros americano e europeu subiram 0,25 pontos percentuais na semana passada. Atingiram, ambos, suas máximas nos últimos 22 anos. Nenhuma surpresa para o mercado! O movimento reflete a resiliência das duas inflações. A surpresa ficou por conta do PIB americano que fechou em quase um ponto acima da expectativa, com um aumento de 2,4% no último trimestre. Isso mostra a robustez da economia americana e dá margem para as próximas decisões do FED. Já no Brasil, a redução dos indicadores de inflação abre espaço para a queda da taxa SELIC que deve ser divulgada entre amanhã e quarta-feira. É aguardar para ver!

O FMI anunciou um novo acordo que prevê a liberação de US$ 7,5 bi à Argentina. Medida essencial para que o país não promova uma grande desvalorização de sua moeda até as eleições. Outros US$ 3,5 bilhões estão sendo negociados com o BID e o Banco Mundial. Em contrapartida, a Argentina terá que recuperar suas reservas internacionais e promover medidas de responsabilidade fiscal, além de controlar gastos sociais. A situação da Argentina vem se deteriorando e em 2023 teve um catalisador com a quebra de safra, que causou um prejuízo de 20 bilhões de dólares a economia do país. A situação da economia argentina segue preocupante, com inflação anual superior a 110%.

Veja mais do Agrovip da Agroconsult abaixo.