A Rússia anunciou nesta segunda-feira (17) que não renovará o acordo do corredor de exportação de grãos pelo Mar Morto. O porta-voz do Kremlin afirmou que o país só voltará a negociar quando tiver suas exigências atendidas, entre elas, o fim das sanções impostas pelo Ocidente. O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, vem atuando como mediador junto ao Kremlin e, no início de agosto, receberá o presidente Vladimir Putin para uma nova rodada de negociações. Enquanto isso, Erdogan declarou que poderia escoltar navios para viabilizar a exportação de grãos ucranianos. Como a Turquia é membro da OTAN, isso poderia gerar mais tensão na região e uma possível escalada nos conflitos, trazendo consequências imprevisíveis e uma volatilidade imediata no preço dos grãos. Por ora, sem acordo, os embarques ficam suspensos e só nos resta acompanhar o que acontece a partir de amanhã!

Os portuários canadenses estão em greve desde o começo de julho. Isso já afetou diretamente as operações em dois dos três portos mais movimentados de lá. No Brasil, já estamos de olho! Apesar de nossos estoques de fertilizantes estarem elevados e não haver prejuízo direto à safra que se inicia em setembro, fica o alerta para a próxima safra de inverno. Boa parte dos fertilizantes da safra de inverno ainda tem que chegar no Brasil e, se a situação no Canadá persistir, outros players do mercado como Rússia e Bielorrússia precisarão ser acessados. Ainda com relação a portos, semana passada tivemos a passagem de um ciclone no Brasil, que afetou a operação de alguns portos no Sul e Sudeste. Apesar do destaque na mídia, não tivemos grandes impactos e as operações portuárias já foram todas reestabelecidas.

Também para ficarmos de olho nesta semana é a possibilidade de uma nova edição do dólar-soja na Argentina. Tal medida poderia impulsionar as vendas de produtos agrícolas no país e gerar arrecadação para o governo, que tem parcela vencendo, junto ao FMI, na virada do mês. Um termômetro dessa dificuldade do governo em honrar seus compromissos é a disparada da cotação do chamado dólar-blue, que nada mais é do que um câmbio paralelo, negociado de forma extraoficial, sem fiscalização, e sem necessidade de autorização do banco central. Os rumores de mais uma rodada de dólar-soja existem. Resta saber se teremos mesmo uma nova edição!

E quarta-feira é dia de evento de encerramento da etapa milho do Rally da Safra. A vigésima edição vai chegando ao fim, mas não sem antes sabermos dos números finais. E assim como tivemos recorde de soja, já antecipamos para vocês que também tivemos recorde de milho. Mas o número, você só vai saber na quarta-feira. Ficou curioso? Então inscreva-se agora e descubra durante o evento!

Veja mais do Agrovip da Agroconsult abaixo.