Confira abaixo os principais acontecimentos que marcaram o agronegócio durante a semana do dia 28 de julho a 01 de agosto de 2025.
A notícia da semana passada foi sem dúvida a ordem executiva de Donald Trump elevando de 10 % para 50 % a tarifa sobre parte das exportações brasileiras a partir da próxima quarta-feira, dia 6 de agosto. A lista dos produtos taxados manteve café, carne bovina, pescado e frutas. Enquanto suco de laranja, castanhas e celulose ficaram de fora, aliviando em cerca de 40 % o impacto previsto. A postergação de cinco dias oferece espaço para negociações de última hora. Porém, esse conflito comercial pode escalar. Tramita no Congresso americano projeto bipartidário que prevê sobretaxa de até 500 % sobre países que estão comprando produtos russos. Isso pode ser um problema para o agro brasileiro, já que atualmente temos importado diesel e fertilizantes em volumes consideráveis. Adiantando-se a aprovação da lei, Trump já tem tomado algumas medidas na direção e impôs tarifa de 25 % sobre a Índia com a justificativa do país estar comprando produtos russos.
Roraima atrai investimentos e amplia papel no agro nacional
Nosso Rally da Safra rendeu frutos e este ano teremos um spin-off, a Etapa Fronteiras. A partir de hoje nossos técnicos estão no campo, visitando lavouras de soja em Roraima. O estado tem um perfil único de produção em relação ao restante do país. Por estar no extremo norte, o estado tem um calendário agrícola muito semelhante ao dos EUA, com oferta predominantemente no segundo semestre, pouco antes da entrada da safra norte-americana. E esse diferencial tem atraído investimentos. Até 2028, o estado deverá receber quase R$6 bilhões, com destaque para um novo corredor hidroviário que permitirá o escoamento de grãos pelo Rio Branco até Manaus. Além disso, estão em andamento projetos para instalar uma usina de biodiesel e estudos de usinas de produção de etanol de milho, com aproveitamento do DDG em sistemas integrados de pecuária e piscicultura. O Rally da Safra vai a campo em Roraima para aplicar a mesma metodologia de estimativa de área, produtividade e para fazer uma radiografia da situação atual e dos desafios da agricultura de Roraima. E antes de encerrarmos por hoje, quero deixar um recado para vocês. Esta semana eu e vários outros integrantes da equipe da Agroconsult estaremos no Congresso Andav 2025, que reúne a indústria e a distribuição de insumos para debater o Agronegócio brasileiro. Sem dúvida uma ótima oportunidade para quem estiver por lá interagir conosco. Nos vemos lá!
Veja mais do Agrovip da Agroconsult abaixo.