Confira abaixo os principais acontecimentos que mexeram com o mercado de soja durante a semana do dia 15 a 19 de setembro de 2025.

O mercado acompanhava com expectativa a ligação entre Donald Trump e Xi Jinping na sexta-feira (19). No entanto, não houve avanços em relação a um acordo comercial envolvendo a soja – e a China segue ausente das compras no mercado americano. Esse cenário pressionou as cotações, que encerraram a semana em queda.

Além disso, os preços da soja em grão também refletiram o movimento do óleo de soja, que acumulou perdas no período, ampliando a pressão negativa.

Nos Estados Unidos, a colheita começou e o mercado deve monitorar o andamento. Previsões de chuvas nos próximos dias já levantam preocupação.

No Brasil, a comercialização ocorreu em ritmo lento. A fraqueza do dólar reduz a atratividade das vendas, enquanto os produtores têm focado no início de plantio da nova safra.

No início dessa semana, o mercado foi surpreendido com o anúncio do governo argentino que reduziu as retenciones para diversos produtos agrícolas a zero até 31 de outubro. A medida busca incentivar vendas e, assim, aumentar o ingresso de dólares ao país, mas deve trazer ainda mais pressão nos preços internacionais em Chicago e nos prêmios de exportação.

Veja mais com o Agrovip, o resumo semanal da Agroconsult.

soja