Confira abaixo os principais acontecimentos que mexeram com o mercado de soja durante a semana do dia 4 a 8 de novembro de 2024.
Os preços da soja em Chicago mostraram recuperação ao longo da semana passada, com os contratos futuros nos vencimentos mais próximos acumulando alta superior a 3,5% em relação à semana passada.
A vitória de Trump trouxe, inicialmente, uma volatilidade ao mercado, com variações em torno de 25 pontos nas cotações no dia do resultado da eleição. No entanto, os preços encontraram suporte em outros fatores, mantendo o foco nos Estados Unidos:
- As cotações do óleo de soja registraram forte valorização na CME, impulsionadas pela forte demanda, conforme evidenciado nas vendas semanais para exportação;
- O USDA revisou para baixo a estimativa de produção americana, uma redução de 3,3 milhões de toneladas e agora projetada em 121,4 milhões de t, o que resultou na diminuição dos estoques finais.
No mercado doméstico, apesar da desvalorização do dólar, as altas no mercado internacional sustentaram os preços internos em alguns momentos, estimulando a comercialização de soja no Brasil.
Veja mais com o Agrovip, o resumo semanal da Agroconsult.
