Confira abaixo os principais acontecimentos que mexeram com o mercado de soja durante a semana do dia 08 a 12 de setembro de 2025.

Após pequenas oscilações ao longo da semana, em compasso de espera pelo relatório do USDA, o mercado voltou a ganhar força na sexta-feira (12). A expectativa predominante era de corte na produção dos Estados Unidos devido ao clima adverso registrado em algumas regiões nas últimas semanas.

O relatório, porém, surpreendeu: em vez de reduzir a safra, o USDA elevou a estimativa de produção em cerca de 230 mil toneladas. De fato, a produtividade foi revisada para baixo, mas o ajuste positivo foi oriundo do aumento da área plantada e colhida. Os estoques globais, por sua vez, foram cortados em cerca de 900 mil t.

Mesmo com o ajuste da safra americana, os preços em Chicago encerraram a semana em alta. O contrato para novembro/25 acumulou valorização de 1,9%.

A comercialização no Brasil avançou em ritmo moderado, com os preços internos relativamente estáveis ao longo da semana – apesar do aumento das cotações externas, o dólar se desvalorizou frente ao Real.

Veja mais com o Agrovip, o resumo semanal da Agroconsult.

soja