Confira abaixo os principais acontecimentos que mexeram com o mercado de soja durante a semana do dia 10 a 14 de junho de 2024.

O relatório de oferta e demanda do USDA, além de trazer poucas mudanças, não impactou de forma significativa o mercado. Para a safra 24/25, quase não houve ajustes, enquanto para 23/24, a principal alteração foi um corte de 1 milhão de toneladas na produção do Brasil.

Apesar disso, os preços internacionais da soja mostraram volatilidade durante a semana. O percentual de lavouras de soja nos Estados Unidos em condição boa/excelente e acima da média dos últimos anos trouxe um tom negativo para o mercado. No entanto, o reporte de vendas avulsas para exportação do USDA, com compras pela China, reverteu parte das perdas.

Na sexta-feira (14), um movimento de realização de lucros voltou a pressionar as cotações, que encerraram praticamente estáveis em relação ao fechamento da semana anterior.

No Brasil, mesmo com a forte valorização do dólar impulsionando os preços domésticos, a comercialização foi mais lenta em comparação à semana passada, com produtores negociando mais milho.

Veja mais com o Agrovip, o resumo semanal da Agroconsult.

soja