Confira abaixo os principais acontecimentos que mexeram com o mercado de soja durante a semana do dia 26 a 30 de maio de 2025.

O plantio de soja nos Estados Unidos entra na reta final, avançando em ritmo mais acelerado do que nas últimas safras. O clima favorável tem contribuído para um bom início de desenvolvimento das lavouras, mantendo as perspectivas positivas para a produção e pressionando os preços.

As vendas para exportações americanas recuaram na última semana, com registro de cancelamentos. Os preços do óleo de soja também caíram, influenciados pelas incertezas em torno da política de biocombustíveis nos EUA, o que reforçou o viés de baixa no mercado.

Outro ponto de atenção nos próximos dias é o desdobramento das tarifas impostas durante o governo Trump. Recentemente, barradas por um tribunal federal, essas medidas podem voltar a afetar o comércio global.

Nesse cenário, os contratos futuros da soja em Chicago encerraram a semana com queda de 1,8% no primeiro vencimento. No Brasil, os preços permaneceram relativamente estáveis em relação à semana anterior, sustentados pela alta dos prêmios de exportação e pela valorização do dólar, fatores que, juntamente com a pressão para abrir espaço para o milho, que começa a ser colhido, voltaram a impulsionar a comercialização.

Veja mais com o Agrovip, o resumo semanal da Agroconsult.

soja