O Rally da Safra, realizado pela Agroconsult há 18 edições, foi um dos projetos premiados durante a XIX Mostra da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio, que aconteceu no dia 14 de setembro. O projeto ganhou o bronze na categoria Covid-19, que reconheceu boas práticas e ações relacionadas ao combate da pandemia, em um momento no qual as marcas e projetos tiveram que se reinventar para continuar falando com o público durante a pandemia. Ao todo, foram 217 cases e campanhas inscritos nas 12 categorias da premiação.

No ano de sua maioridade, o Rally da Safra precisou se reinventar, não somente por conta da pandemia, mas também para criar formas de comunicação que permitissem continuar levando conteúdo de qualidade à comunidade agro brasileira.

Uma mudança drástica nas estratégias de comunicação e na forma de produzir e entregar os conteúdos e as informações colhidas no campo tornou-se necessária para a realização de mais um Rally da Safra.

A Agroconsult recebeu este desafio e criou um plano de comunicação com uma abrangência tamanha que contemplou praticamente todas as vertentes da comunicação digital, além de ir a campo com segurança para levantar dados sobre as condições da safra brasileira.

Uma gama de produtos para cobrir as mais variadas plataformas da atualidade, passando por formatos em vídeo, áudio, foto, texto e infográficos que foram compartilhados em plataformas como Youtube, Instagram, Facebook, Twitter, TikTok, Spotify, Deezer, Soundcloud, WhatsApp, website e aplicativo mobile.

Rally da Safra 2021

No total, no pilar presencial do projeto, as etapas de campo do Rally da Safra 2021 contaram com 26 equipes que percorreram mais de 62 mil quilômetros por 9 estados brasileiros (MT, MS, GO, MG, SP, PR, SC, RS e BA) e coletaram cerca de 1,6 mil amostras em lavouras. As equipes ficaram menores, restritas a até quatro integrantes, comumente três, que viajaram seguindo todos os protocolos sanitários pré-estabelecidos e cumpridos à perfeição, tanto que nenhum participante contraiu Covid-19 durante as viagens. Até 2020, as equipes eram compostas por, em média, 15 pessoas que faziam o mesmo trajeto e se revezavam entre os carros.

Ao mesmo tempo, o pilar virtual do Rally intensificou a presença do projeto nas plataformas digitais, adaptando o conteúdo técnico à linguagem digital, fazendo com que informações qualificadas chegassem ao público-alvo. Dessa forma, aumentou a participação nas redes sociais e passou a ter mais conteúdos pensados exclusivamente para o formato de cada uma.  O Rally da Safra esteve e está presente no Youtube, Facebook, Instagram, Twitter, TikTok e WhatsApp.

Além disso, foram realizados 13 eventos online, com mais de 22 mil visualizações e 101 reuniões virtuais com produtores de várias regiões produtoras do país. A TV Rally também foi uma das novidades da edição de 2021. Com 33 episódios, TV Rally também trouxe muito conteúdo diretamente do campo, com relatos sobre as condições da safra nas regiões em que o Rally da Safra estava passando.

XIX Mostra ABMRA

A XIX Mostra de Comunicação Agro ABMRA é a maior premiação do gênero no agro e contribui para o constante aprimoramento das técnicas e da gestão da comunicação em marketing rural e agronegócio, através do reconhecimento de profissionais, empresas e instituições.

Na edição de 2021, foram 217 cases e campanhas inscritos em 12 categorias, julgados por grandes nomes do marketing e da comunicação do agronegócio.