Confira abaixo os principais acontecimentos que marcaram o agronegócio na semana do dia 29 de julho ao dia 2 de agosto de 2024.

Manhã apreensiva nos mercados com temores crescentes sobra a saúde econômica dos EUA. As principais bolsas mundiais estão operando em queda. Commodities também tem reduções. Petróleo, soja e milho têm perdas de cerca de 1% nas primeiras horas enquanto o câmbio no Brasil chegou a ser cotado acima dos 5,80 BRL/USD. Houve uma maior apreensão na abertura, mas com o passar das horas as coisas aparentemente têm se acalmado amenizando os comportamentos. Tudo indica que será uma semana instável. Importante estarmos de olho!

Durante o maior evento agrícola da Argentina, La Rural de Palermo, em Buenos Aires, o presidente Javier Milei prometeu acabar com o imposto sobre as exportações do agronegócio e aumentar os estoques do país. Ele criticou o modelo atual, onde o Estado expropria a produção do campo, mas alertou que mudanças imediatas poderiam agravar a crise e pediu paciência aos produtores até que isso possa ser feito com segurança. Destacou a importância da revolução do plantio direto e dos avanços genéticos para a produção de alimentos, afirmando que a Argentina deve ser protagonista no comércio global. Sabemos que, por enquanto, Milei não pode abrir mão das retenciones no curto prazo, mas se isso vier a ocorrer no futuro, é algo que impactará o mercado como um todo, já que os grãos argentinos terão mais competitividade nos preços. Isso é preocupante para o Brasil e algo que deve ser acompanhado de perto, pois pode pressionar negativamente os preços.

E lembrando que nesta semana o time da Agroconsult estará presente na ABAG, no SIAVS e na ANDAV. Então encontramos vocês por lá!

Veja mais do Agrovip da Agroconsult abaixo.