Confira abaixo os principais acontecimentos que marcaram o agronegócio durante a semana do dia 07 a 11 de abril de 2025.
E em meio a essa guerra de tarifas, um movimento chamou atenção do mercado de soja durante a semana passada. Em apenas três dias, a China comprou do Brasil o equivalente ao que, normalmente, levaria cerca de um mês e meio. Foram cerca de 40 navios negociados desde domingo, o que representa cerca de 2,5 milhões de toneladas de soja. Apesar da coincidência com o aumento das tensões comerciais entre China e Estados Unidos, o principal fator por trás desse volume expressivo foi o momento favorável para a margem de esmagamento no mercado chinês. Parte desse volume também pode ser explicada por embarques represados nas semanas anteriores, com muitos contratos agora prevendo entregas entre maio e julho.
Tensão global pode fortalecer o agro brasileiro
EUA e China intensificaram a guerra comercial na última semana, com Washington impondo tarifas de até 145% sobre produtos chineses e Pequim retaliando com um imposto de 125% sobre todas as importações americanas. A escalada gerou mais turbulência nos mercados globais e preocupação com uma possível recessão mundial. Os EUA chegaram a anunciar isenções sobre alguns produtos – principalmente os de telecomunicação e de computação. Entretanto, a China classificou o movimento como insuficiente e exigiu a retirada das novas tarifas. Mas o conflito não se resume à taxação. Além da imposição de tarifas, o conflito entre EUA e China começa a revelar mudanças macroeconômicas mais profundas. A depreciação do yuan, aliada à redução da exposição de diversos países aos títulos do Tesouro americano, sinaliza um movimento estratégico de diversificação e menor dependência do dólar. Esses ajustes têm efeitos estruturais importantes, como o redirecionamento de exportações chinesas para outros mercados, como o Brasil — especialmente no setor agropecuário, onde o produtor brasileiro possui um poder de compra similar ao do americano, tornando-se um destino atraente para a indústria chinesa de defensivos, fertilizantes, máquinas e peças.
Veja mais do Agrovip da Agroconsult abaixo.