Um levantamento inédito realizado em parceria entre a Syngenta, a Agroconsult e a Sociedade Brasileira de Nematologia mostrou números e perdas preocupantes devido à presença de nematoides nas lavouras. O estudo prevê um prejuízo de R$870 bilhões em menos de 10 anos pela doença.

O levantamento mostra que, até o momento, já existe uma perda de R$ 65 bilhões por causa da doença em lavouras de soja. Isso significa que a cada 10 safras, uma inteira é perdida para os nematoides. 

As regiões brasileiras mais afetadas pela presença dos nematoides são o Sul, Centro-Oeste e Norte, em especial áreas do Cerrado.  Em alguns estados, mais de 99% das amostras contém a presença da doença. 

Os Nematoides fitoparasitas são os principais causadores desses prejuízos. Eles são vermes microscópicos capazes de parasitar as plantas, impactando diretamente o desenvolvimento e produtividade de todas as culturas. Além disso, também há o dano indireto, que favorece a entrada de fungos nas plantas. 

São impossíveis de serem identificados a olho nu e não podem ser erradicados uma vez identificados no solo, o que torna o controle e o manejo imprescindíveis. Um solo saudável é sempre o passo inicial para manter o bom desenvolvimento, produtividade e rentabilidade da lavoura. 

nematoide

 

SOBRE A AGROCONSULT 

A Agroconsult é uma consultoria especializada em agronegócio que produz material para empresas de diversos setores do agro. 

Nosso compromisso é contribuir com a evolução do agronegócio. Para isso, oferecemos um portfólio de produtos que cobrem o fornecimento recorrente de conteúdo e análises, o desenvolvimento de posicionamentos estratégicos e o fortalecimento da comunicação e do relacionamento entre empresas, fazendeiros e agentes institucionais.