Comece a semana bem informado com o resumo semanal da Agroconsult, o Agrovip. Fique por dentro de tudo.

 

A semana é curta, mas intensa. Nesta quinta e sexta-feira, acontece nos Estados Unidos o Outlook Forum. Nele, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulga as primeiras projeções do ano para a safra americana 23/24. Essas primeiras estimativas ainda são baseadas em dados estatísticos. Só nos relatórios de março os números do USDA começarão a incorporar as sondagens com produtores, mas já é um bom indicativo do que vem pela frente. A expectativa é que a área de milho aumente mais do que a de soja nesta próxima temporada. 

 

A rápida disseminação da gripe aviária está levando muitos países a liberar as vacinas contra a doença. A vacinação das aves começou no ano no México. Nos próximos meses, deve iniciar campanhas no Equador e França. O governo americano ainda está em dúvida. Não tem nada previsto também para o Brasil. A doença está se aproximando do mercado brasileiro, com casos confirmados recentemente na Argentina e no Uruguai.

 

Tem negociação importante na agenda também: russos e ucranianos precisam se acertar para manter o corredor de exportação de grãos ucranianos pelo Mar Negro. O acordo atual vence em março. É difícil prever o que vai acontecer. Uma solução para o conflito na Ucrânia parece cada vez mais distante. É uma ameaça para os mercados agrícolas — especialmente milho e trigo.