Confira abaixo os principais acontecimentos que marcaram o agronegócio na semana do dia 18 a 22 de março de 2024.

No começo do mês, noticiamos aqui que a John Deere concederá férias coletivas a partir de 25 de março (hoje) em sua fábrica em Horizontina. Há alguns dias, chegou a notícia de que a AGCO suspenderá parte da produção em sua fábrica em Santa Rosa, RS, por até três meses para se readequar à demanda atual. A medida inclui um layoff aprovado por 93% dos trabalhadores, afetando diretamente 350 colaboradores e reflete a queda nas vendas de máquinas devido a preços baixos dos grãos e perdas de produtividade.

A Câmara dos Deputados aprovou o PL 528/2020, conhecido como “PL Combustível do futuro”. Que tem como objetivo promover o mercado de combustíveis renováveis. Entre os principais pontos do texto está o crescimento progressivo da mistura de biodiesel de um ponto percentual a partir do ano que vem, até chegar a 20% em 2030. A mistura atual está em 14%. O percentual obrigatório de etanol na gasolina fica em 27%, mas poderá chegar a 35%. O projeto também trata de medidas para o desenvolvimento do Combustível Sustentável de Aviação (SAF), visando a redução das emissões de gases de efeito estufa no setor aéreo. Atualmente o Brasil é o segundo maior produtor de biocombustíveis do mundo e a regulamentação desse mercado é fundamental para manter a competitividade e impulsionar investimentos em pesquisa e tecnologia, abrindo novas oportunidades para o setor agropecuário.

E após três meses na estrada avaliando lavouras de soja, o Rally da Safra vem a público divulgar os resultados da safra de soja 23/24. Vamos compartilhar, em primeira mão, com todo o mercado, os números da produção brasileira; da área plantada e de produtividade média em cada um dos principais estados produtores do país. E, para isso, eu e o Valmir Assarice, coordenador técnico da expedição, faremos um evento online para passar todos os detalhes. Então esperamos todos vocês na quarta-feira, às 5h da tarde. Link para a inscrição gratuita em rallydasafra.com.br.

Veja mais do Agrovip da Agroconsult abaixo.