Confira abaixo os principais acontecimentos que marcaram o agronegócio na semana do dia 09 a 13 de setembro de 2024.
Nesta safra 24/25, as operações de Barter, que haviam perdido espaço nos últimos anos, voltaram com força. A queda nos preços das commodities fez com que a troca de insumos por produção se intensificasse. O produtor tem buscado mais essa operação como uma maneira de financiar sua safra, já que seu capital próprio está mais escasso. Além disso, o Barter oferece mais segurança e previsibilidade tanto para o produtor quanto para as empresas de insumos. Grandes empresas têm relatado um aumento significativo nesse tipo de operação. No mercado como um todo, cerca de 30% dos insumos são comercializados via Barter, e o planejamento de algumas empresas para o próximo ano é que esse número suba ainda mais.
Outros países, como EUA, China e até membros da própria União Europeia, juntam-se ao Brasil no pedido de flexibilização das novas regras anti-desmatamento da Europa, previstas para entrar em vigor em 30 de dezembro deste ano. O governo brasileiro vem, há algum tempo, solicitando formalmente à União Europeia que adie a implementação da lei que impõe restrições à importação de produtos agropecuários originários de áreas desmatadas após 2020, mesmo que o desmatamento tenha ocorrido de forma legal. Cadeias produtivas como cacau, café, soja, óleo de palma, carne, borracha e derivados de madeira demonstram grande preocupação com o avanço dessa lei.
E no Agrovip da semana passada anunciamos que o PL Combustível do Futuro havia sido aprovado no Senado e que voltaria para nova votação na Câmara. Pois isso já ocorreu e os Deputados aprovaram o PL, que agora segue para sanção presidencial.
Veja mais do Agrovip da Agroconsult abaixo.