Confira abaixo os principais acontecimentos que marcaram o agronegócio durante a semana do dia 15 a 19 de setembro de 2025.

O governo argentino anunciou a eliminação total das retenciones para grãos, soja e seus derivados até 31 de outubro. A medida, inesperada, tem como objetivo reforçar o fluxo de dólares frete a recente desvalorização do peso e injetar dinheiro na economia em um momento político e econômico delicado do governo. Reações nos mercados futuros foram imediatas: os contratos de soja em Chicago recuaram, acompanhados também pelos preços de farelo e óleo – ao passo em que o produto argentino ganha competitividade. A medida deve ser publicada no Diário Oficial nos próximos dias.

Entrada do B15 em vigor fortalece indústria nacional

A entrada em vigor do B15 agora em agosto, que corresponde a mistura obrigatório de 15% de biodiesel ao diesel, vem acelerando a demanda da indústria e intensifica ainda mais o perfil de consumo da soja no Brasil. Com mais óleo sendo direcionado a produção do biocombustível, o setor elevou para 58,5 milhões de toneladas a projeção de processamento de soja em 2025, um novo recorde. Ao total devem ser produzidas em torno de 11,7 milhões de toneladas de óleo de soja e 44,8 milhões de toneladas de farelo. Esse bom desempenho da indústria nacional ajuda a trazer mais liquidez ao mercado interno, porém a exportação do grão continua sendo majoritária, com volumes que devem girar esse ano em torno de 110 mmt.

Veja mais do Agrovip da Agroconsult abaixo.