Comece a semana bem informado com o resumo semanal da Agroconsult, o Agrovip. Fique por dentro de tudo.

O governo da Argentina estuda lançar em maio a terceira versão do dólar soja, como é chamada a taxa de câmbio mais vantajosa para a exportação de grãos e derivados. Pelo menos esse é o rumor que cresceu na última semana. O produtor argentino prefere não vender nada até que ocorra uma definição sobre o assunto. Vamos combinar: para a surpresa de ninguém. Os argentinos ainda têm para vender 5 milhões de toneladas de soja da safra 21/22. Os números são da Bolsa de Rosário.

Ainda na Argentina: o final de semana foi quente. Não é nada bom para as lavouras no campo. Faz calor no Sul do Brasil, aumentando o risco para a área prejudicada pela seca no Rio Grande do Sul. Tem previsão de chuva para os próximos dias. Não pode falhar.

A Petrobras reduziu o diesel em 8,9% na semana passada. Isso dá 40 centavos por litro. Os preços nas bombas de combustível devem começar a cair nesta semana. É o primeiro ajuste desde o início de dezembro. O diesel mais barato ajuda a amenizar a pressão sobre os custos dos fretes e das operações agrícolas.

De outubro até o início de fevereiro, surtos de gripe aviária levaram ao abate de 100 milhões de aves no mundo. É o triplo do mesmo período do ano anterior. Os números são da Organização Internacional de Saúde Animal. Há uma cepa altamente agressiva do vírus circulando. Os produtores e as autoridades sanitárias brasileiras estão em alerta máximo para evitar que a doença chegue por aqui. Até agora não houve nenhum caso no Brasil. Mas houve focos em alguns dos nossos vizinhos da América do Sul, como Bolívia e Venezuela.