Confira abaixo os principais acontecimentos que mexeram com o mercado de soja durante a semana do dia 26 a 30 de janeiro de 2026.

comercialização de soja no Brasil teve forte avanço ao longo da semana, com aquisições tanto da indústria doméstica quanto da China.

Apesar do recuo dos preços no mercado interno, os produtores intensificaram as vendas. A combinação entre a necessidade de avançar na comercialização durante a colheita e a desvalorização do dólar — que vem pressionando os preços domésticos — levou produtores a aproveitarem os momentos de alta em Chicago como oportunidades para fechamento de negócios, ainda que a comercialização siga atrasada em relação aos últimos anos.

No mercado internacional, os preços operam com volatilidade, influenciados por: (i) a perspectiva de safra recorde no Brasil; (ii) clima na Argentina ainda no radar; (iii) vendas para exportação mais fracas dos Estados Unidos em relação à semana anterior; e (iv) o enfraquecimento do dólar frente a outras moedas. Entre altas e baixas, o primeiro vencimento encerrou a sexta-feira (30) com ligeira queda de 0,3%.

soja