Confira abaixo os principais acontecimentos que marcaram o agronegócio durante a semana do dia 24 a 28 de novembro de 2025.

O Congresso derrubou os vetos do Presidente Lula ao novo marco do licenciamento ambiental. Com isso, pontos centrais da proposta apoiada pela bancada ruralista aprovada no meio do ano foram validados pelos parlamentares. Medidas como as licenças autodeclaratórias para projetos de baixo e médio impacto ambiental, autonomia dos estados para licenciar empreendimento e prazos máximos para análise dos pedidos ao governo passam a valer. Os únicos vetos que ainda não foram votados são os relacionados à Licença Especial Ambiental (LAE), que prevê dar celeridade ao licenciamento de empreendimentos estratégicos para o país. A decisão atende a uma demanda histórica do setor produtivo, que há anos cobra modernização e menos burocracia ao meio rural.

Etanol dos EUA pode entrar no Renovabio e pressionar setor nacional

O Brasil estuda autorizar a inclusão do etanol dos EUA no Renovabio. A possível decisão vale para produtos importados por empresas habilitadas e com certificação reconhecida pela ANP. Assim, o etanol americano poderá gerar CBIOs no país, ampliando a oferta de créditos de descarbonização. A medida atende a um pleito antigo dos EUA e segue a lógica internacional: o país que consome, gera os créditos. No entanto, o simples anúncio da possiblidade de estudo gerou forte reação no setor nacional temendo risco de perda de competitividade. Produtores alertam para impacto nos preços dos CBIOs e aumento da ociosidade industrial do parque brasileiro. Já os importadores defendem a medida como forma de garantir metas ambientais com biocombustível eficiente.

Veja mais do Agrovip da Agroconsult abaixo.