Confira abaixo os principais acontecimentos que mexeram com o mercado de soja durante a semana do dia 22 a 26 de setembro de 2025.
A semana foi marcada pela isenção temporária das retenciones na Argentina que impulsionou fortemente as vendas externas, com destaque para o complexo soja — 7,1 milhões de toneladas de farelo, 5,1 milhões de soja em grão e 1,5 milhão de óleo negociados –, que derrubou as cotações na CME e os prêmios no Brasil.
Já na quarta-feira (24), o governo atingiu sua meta de arrecadação em dólares e restabeleceu as tarifas de exportação (26% para soja e 24,5% para farelo e óleo).
A China, ausente das compras nos Estados Unidos, aproveitou o momento para adquirir volumes expressivos no mercado argentino, se aproximando de 70% de cobertura das suas demandas de novembro.
Em Chicago, os preços inicialmente recuaram com o anúncio da medida, mas se recuperaram após a retomada das tarifas — ainda assim, encerraram a semana com queda de 1,1% no primeiro vencimento.
No Brasil, os preços também cederam e a comercialização permaneceu lenta, com produtores mais focados nas atividades de plantio.
Veja mais com o Agrovip, o resumo semanal da Agroconsult.
