Confira abaixo os principais acontecimentos que mexeram com o mercado de soja durante a semana do dia 11 a 15 de agosto de 2025.

A produção de soja dos Estados Unidos para a safra 25/26 foi revisada para baixo pelo USDA em seu último relatório de oferta e demanda, surpreendendo o mercado, que aguardava um ajuste positivo. Mesmo com a produtividade elevada, a expressiva redução na área plantada acabou resultando em queda na estimativa final.

O impacto foi imediato: as cotações em Chicago dispararam. O movimento de alta foi reforçado pelas previsões climáticas, indicando menores volumes de chuva em alguns estados produtores do Meio-Oeste americano.

Na sexta-feira (15), o contrato setembro/25 acumulou ganho semanal de 5,6%. O avanço que só não foi maior devido à realização de lucros.

No Brasil, apesar da desvalorização do dólar, a combinação entre preços internacionais mais firmes e prêmios de exportação sustentados impulsionou as cotações internas. O movimento estimulou forte volume de vendas de soja no mercado doméstico.

Veja mais com o Agrovip, o resumo semanal da Agroconsult.

soja