Confira abaixo os principais acontecimentos que marcaram o agronegócio durante a semana do dia 04 a 08 de agosto de 2025.
Distribuição de insumos agrícolas cresce e reforça papel estratégico no agro; A receita do setor de distribuição de insumos agropecuários atingiu R$ 139 bilhões em 2024, alta de 10,6% em relação ao ano anterior, segundo levantamento da ANDAV. Segundo a pesquisa, a soja, principal cultura do país, lidera com 49% de participação seguido com o milho com 20%. Em relação aos segmentos, os defensivos foram responsáveis por 41% dos números, enquanto fertilizantes ficaram com 24% e as sementes com 20% do faturamento. A pesquisa também apontou que 43% dos distribuidores pretendem expandir nos próximos 3 anos.
Governo prepara plano para mitigar impacto das novas tarifas dos EUA
Hoje, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, confirmou que o governo definirá até amanhã, 12 de agosto de 2025 — um plano de contingência para amenizar o impacto das tarifas de até 50% impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. O pacote está estruturado em três frentes complementares. Primeiramente, serão criadas linhas emergenciais de crédito, em parceria com o BNDES e bancos públicos, para sustentar exportadores e empresas afetadas. Em segundo lugar, o governo permitirá postergação dos tributos federais por até dois meses, buscando aliviar o caixa de empresas impactadas. Por fim, será adotada a compra sem licitação de produtos perecíveis que não podem ser exportados — como frutas, peixes e similar — para realocar esses itens em programas sociais. A estratégia visa criar um “escudo imediato” que preserve empregos e ofereça fôlego enquanto o país reajusta rotas comerciais e fortalece alternativas à dependência do mercado norte-americano.
Veja mais do Agrovip da Agroconsult abaixo.