Confira abaixo os principais acontecimentos que marcaram o agronegócio durante a semana do dia 16 a 20 de junho de 2025.

A boa notícia da semana passada foi a declaração oficial de que o Brasil está livre da gripe aviária. Na quarta-feira, dia 18, o país completou 28 dias sem registro de novos casos em granjas comerciais, desde desinfecção total da granja em Montenegro (RS), o que permitiu retomar o status sanitário, segundo protocolos da Organização Mundial de Saúde Animal. Durante esse período de monitoramento, apenas foram registrados casos isolados em aves silvestres e de subsistência, sem impacto no setor comercial. Com isso, o Ministério da Agricultura notificou formalmente a OMSA e comunicou aos mais de 40 países que haviam imposto restrições à carne de frango brasileira. Com o retorno do status sanitário, o Brasil inicia agora uma ofensiva diplomática e sanitária para reconquistar espaço no mercado global de carne de frango.

Congresso preserva isenção dos Fiagros na reforma tributária

Na terça-feira, 17 de junho, o Congresso derrubou o veto do presidente Lula e manteve a isenção dos Fiagros, fundos imobiliários e patrimoniais da nova Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS). Com isso, esses fundos seguem fora da tributação prevista na reforma, evitando uma alíquota que poderia chegar a 28% no novo Imposto sobre Valor Agregado (IVA). A medida não apenas evita um aumento de custo para os produtores, como também mantém a competitividade do setor, viabiliza projetos e sustenta o crescimento do agronegócio brasileiro, ao preservar uma fonte estratégica de financiamento para toda a cadeia produtiva.

E seguimos acompanhando de perto os desdobramentos dos conflitos no Oriente Médio, envolvendo Irã, Israel e Estados Unidos. Os efeitos já se refletem em cadeias estratégicas para o agro, como fretes, petróleo, fertilizantes e biocombustíveis. Qualquer nova atualização, traremos aqui para vocês.

Veja mais do Agrovip da Agroconsult abaixo.