Confira abaixo os principais acontecimentos que mexeram com o mercado de soja durante a semana do dia 09 a 13 de junho de 2025.
A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) divulgou sua proposta para os volumes de mistura de biodiesel, com números acima do esperado: 21,23 bilhões de litros para 2026 e 22,18 bilhões para 2027 – a proposta ainda precisa ser finalizada, mas já mostra um expressivo crescimento em relação às exigências deste ano.
Essa notícia, somada à valorização do petróleo, impulsionou os preços do óleo de soja na sexta-feira (13), refletindo também sobre a cotação da soja em grão. A alta compensou as perdas da semana, que vinham sendo pressionadas pelas boas perspectivas da safra americana e pelo relatório do USDA. O órgão americano trouxe poucas alterações no balanço de oferta e demanda, mas apontou aumento nos estoques globais para 24/25 e 25/26.
No Brasil, a queda do dólar e a recuperação no mercado externo garantiram certa estabilidade aos preços internos, enquanto a comercialização continuou avançando.
Veja mais com o Agrovip, o resumo semanal da Agroconsult.
