Confira abaixo os principais acontecimentos que mexeram com o mercado de soja durante a semana do dia 05 a 09 de maio de 2025.
O mercado voltou a acompanhar de perto os desdobramentos entre Estados Unidos e China, desta vez em torno de uma possível negociação. Representantes dos dois governos se reuniram no último final de semana em busca de um entendimento. Nesta segunda (12), foi anunciada uma redução de 115% das tarifas de cada país por 90 dias.
Diante do cenário de incerteza da semana passada, os contratos futuros da soja em Chicago registraram oscilações moderadas, encerrando a sexta-feira (09) com leve recuo semanal. A demanda externa pela soja norte-americana, contudo, ajudou a limitar perdas mais acentuadas.
No mercado brasileiro, o fortalecimento do dólar garantiu suporte pontual às cotações no mercado físico, incentivando os produtores a aproveitarem os momentos de alta para avançar com a comercialização, aproveitando a boa demanda chinesa e já começando a abrir espaço para a grande safra de milho, que deverá começar a ser colhida em mais algumas semanas.
Ainda nesta segunda, o mercado prestará atenção no relatório de oferta e demanda do USDA, com os primeiros dados globais da temporada 25/26.
Veja mais com o Agrovip, o resumo semanal da Agroconsult.
