Confira abaixo os principais acontecimentos que marcaram o agronegócio durante a semana do dia 21 a 25 de abril de 2025.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou que o Brasil deve implementar ainda este ano a mistura obrigatória de 30% de etanol na gasolina. Atualmente, o percentual é de 27%. A medida, que ainda precisa ser referendada pelo Conselho Nacional de Política Energética, já passou por estudos técnicos que confirmaram sua viabilidade sem impactos relevantes no desempenho dos veículos. O aumento da mistura é visto como um passo estratégico para expandir o setor de biocombustíveis no Brasil, em linha com tendências globais de descarbonização. A mudança deve impulsionar a demanda por milho para etanol justamente em um momento oportuno, marcado pela ampla oferta do grão após a consolidação de uma safra excepcional.
CNA apresenta pleitos para o Plano Safra 2025/26
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) apresentou ao Ministério da Agricultura suas propostas para o próximo Plano Safra. A entidade pede um volume de R$ 594 bilhões, 25% acima do liberado na safra atual, além de R$ 4 bilhões para o Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (o PSR). Entre as principais preocupações estão o custo elevado do crédito rural – agravado pela expectativa de Selic a 15% ao ano –, e a necessidade de fortalecer mecanismos de proteção como o Proagro e a criação de um fundo de catástrofes. A CNA também defende o uso de recursos ociosos de fundos públicos para ampliar o financiamento no campo. A entidade ainda propôs uma linha de financiamento em dólar para produtores voltados à exportação, com juros de até 10% ao ano. Entretanto, sem espaço de manobra no orçamento é pouco provável que o governo atenda de maneira efetiva alguma das reivindicações
Veja mais do Agrovip da Agroconsult abaixo.