Confira abaixo os principais acontecimentos que marcaram o agronegócio durante a semana do dia 13 a 17 de janeiro de 2025.
Dia 20 de janeiro, começou o segundo mandato de Donald Trump como presidente dos EUA, com grande expectativa do agro brasileiro pelas possíveis decisões no setor. No primeiro governo, tarifas contra a China beneficiaram o Brasil, consolidando o país como o maior exportador de soja do mundo. Agora, ainda não se sabe como ficarão as tensões comerciais e as políticas de protecionismo da nova gestão e seu impacto é incerto. A China antecipou compras de soja brasileira, e em 2024 importou 105 milhões de toneladas, com previsão de atingir 109 milhões em 2025. Outros mercados, como carnes bovinas, também estão no radar. Em 2024, os EUA foram o segundo maior comprador de carne bovina brasileira, mas o setor pode enfrentar desafios caso novas tarifas sejam implementadas. Além disso, as políticas de Trump em relação a biocombustíveis e defensivos agrícolas podem influenciar as cotações de commodities e as práticas no campo.
E foi dada a largada para o Rally da Safra 2025
Pelo vigésimo segundo ano consecutivo, vamos a campo em busca dos dados mais precisos para estimarmos o tamanho da próxima safra. E qual é nossa expectativa inicial? Talvez tenhamos a maior safra de soja da história! E por que achamos isso? Listamos alguns fatores; 1º: Área plantada recorde; 2º: Boa condição de plantio, com baixo percentual de replantio; 3º: Boa condição climática no início do ciclo; 4º: Todos os estados devem ter uma produtividade acima da média dos últimos 5 anos; e por último: Boa previsão de chuvas para os próximos meses. Mas quando falamos de clima e de chuva, sempre tem um ponto de atenção! No Rio Grande do Sul precisa voltar a chover, urgentemente. Enquanto que em estados como o MT talvez seja melhor um pouco menos de chuva do que está inicialmente previsto, para não atrapalhar colheitas e nem alongar o fim dos ciclos. Dito isso, nossa expectativa é boa; com recorde de área plantada; 47,5 milhões de hectares, e uma previsão inicial de 172,4 milhões de toneladas de soja; são 10 milhões de toneladas acima do recorde de 2022/23 e 17 milhões de toneladas acima da safra anterior.
Veja mais do Agrovip da Agroconsult abaixo.