Confira abaixo os principais acontecimentos que mexeram com o mercado de soja durante a semana do dia 30 de dezembro de 2024 a 3 de janeiro de 2025.
Os preços da soja na Bolsa de Chicago iniciaram uma trajetória de alta no final de dezembro, sendo impulsionados pelo weather market da safra sul-americana. Na Argentina, modelos climáticos começaram a indicar temperaturas elevadas e uma redução nas chances de precipitação em janeiro — cenário semelhante ao observado no Sul do Brasil, especialmente na metade Sul do Rio Grande do Sul.
Apesar disso, há divergências entre os modelos meteorológicos. Algumas projeções passaram a apontar um cenário mais otimista, com volumes de precipitação dentro da normalidade, o que reduziu parte do ímpeto dos preços. Mesmo assim, o mercado segue atento à evolução do clima nas próximas semanas.
No Brasil, o câmbio permaneceu acima de BRL 6,10, enquanto os prêmios de exportação recuaram ligeiramente em comparação com o final do ano. Os preços no mercado doméstico apresentaram leve volatilidade entre as diferentes praças. Por outro lado, as indicações futuras aumentaram, incentivando o início da comercialização da safra 25/26, que registrou um bom volume de negócios, sendo na maior parte das vezes atrelados a compra de insumos para a próxima temporada.
Veja mais com o Agrovip, o resumo semanal da Agroconsult.
