Confira abaixo os principais acontecimentos que mexeram com o mercado de soja durante a semana do dia 30 de setembro ao dia 4 de outubro de 2024.
A semana passada foi marcada pela desvalorização nas cotações do farelo e do grão de soja, que caíram 3,8% e 2,6% nas primeiras posições, respectivamente. Por outro lado, o óleo de soja teve forte alta e encerrou a semana com ganhos de 4,4% no spot.
A rápida evolução da colheita nos Estados Unidos, que vem levando produtores locais a aceleraram suas vendas, e a perspectiva de boas chuvas no Brasil e na Argentina para essa semana (iniciada no dia 07 de outubro) tiveram forte influência em Chicago e pressionaram a soja e o farelo. Nem mesmo o posicionamento dos fundos que reduziram suas posições vendidas acima do esperado conseguiu segurar a queda nas cotações.
Já o óleo subiu alinhado às altas das cotações do petróleo, que fecharam a semana em alta devido ao recrudescimento do conflito entre Israel, Hezbollah e Irã.
Nos lados do Brasil, os últimos dias foram de muita espera e torcida para que as chuvas previstas se confirmem e o plantio possa enfim ganhar corpo no Centro Oeste.
Veja mais com o Agrovip, o resumo semanal da Agroconsult.
