Confira abaixo os principais acontecimentos que mexeram com o mercado de algodão durante a semana do dia 16 a 20 de setembro de 2024.

Os preços internacionais se recuperam nesta última semana, com o contrato de dez/24 subindo 5,3%. O furacão Francine nos Estados Unidos e o corte na produção feito pelo USDA foi bem observado pelo mercado na semana, elevando todos os contratos na bolsa de Nova York.

A colheita no país norte-americano avança e as condições boas ou excelentes permanecem próximas de 40%. Possíveis novas tempestades tropicais ameaçam as lavouras das Carolinas e do Golfo do México, principalmente para a qualidade da pluma.

No Paquistão as condições da safra melhoraram com um clima mais adequado, mas os danos já ocorridos são irreversíveis, e a safra permanece menor que a colhida no ano anterior.

Na Índia, o plantio segue avançando e já chega no terço final da área a ser plantada. A expectativa atual é de uma redução de 7% na área plantada em relação à safra 23/24 – a menor área da última década.

Na China, algumas indústrias indicam que os negócios estão ocorrendo pontualmente, com algumas empresas tendo intenção de formar estoques de matéria-prima a partir de outubro/novembro.

Veja mais com o Agrovip, o resumo semanal da Agroconsult.

algodão