Confira abaixo os principais acontecimentos que mexeram com o mercado de soja durante a semana do dia 12 a 16 de agosto de 2024.
O relatório de oferta e demanda do USDA mostrou uma revisão positiva na produção de soja nos Estados Unidos. O aumento foi de 4,2 milhões de toneladas, totalizando 124,9 milhões de toneladas. Esse incremento é resultado tanto da expansão da área plantada quanto de melhorias na produtividade. E, com essa safra robusta, os estoques finais, que já estavam elevados, também cresceram.
Apesar de já esperado, o aumento na produção norte americana, juntamente com as perspectivas climáticas favoráveis no Meio-Oeste americano, levou os preços internacionais a uma forte queda semanal. A retração chegou a ser de 5% no primeiro vencimento.
Esse recuo nos preços em Chicago, aliado à desvalorização do dólar, impactou também o mercado doméstico, desestimulando a comercialização de soja no Brasil.
Na Argentina, o Ministério do Trabalho determinou a suspensão da greve dos trabalhadores da indústria de esmagamento por 15 dias, impondo uma conciliação obrigatória.
Veja mais com o Agrovip, o resumo semanal da Agroconsult.
