Confira abaixo os principais acontecimentos que mexeram com o mercado de soja durante a semana do dia 08 a 12 de julho de 2024.
Os futuros em Chicago registraram fortes quedas, com primeiro vencimento encerrando a sexta-feira (12) com perda semanal de 5,2%. As posições de setembro e novembro de 2024 caíram abaixo de USD 10,00 por bushel, um patamar que não era visto há muito tempo. E o principal fator de pressão nas cotações é a perspectiva contínua de clima favorável para a safra americana.
Além disso, embora a China tenha realizado sua primeira compra de soja dos Estados Unidos para a safra 24/25 nesta última semana, a demanda permanece fraca.
Como o relatório de oferta e demanda do USDA trouxe poucas alterações para o balanço 24/25, o mercado foi pouco impactado. A principal mudança foi a redução da produção americana, de 121,1 milhões para 120,7 milhões de toneladas, refletindo na queda dos estoques finais.
No mercado doméstico, os preços recuaram, acompanhando o mercado internacional e a queda do dólar. Com isso, houve uma desaceleração da comercialização da soja.
Veja mais com o Agrovip, o resumo semanal da Agroconsult.
