Confira abaixo os principais acontecimentos que mexeram com o mercado de soja durante a semana do dia 6 a 10 de novembro de 2023.
A produção de soja nos EUA foi elevada pelo USDA. Mesmo contra as expectativas do mercado, passou de 111,7 milhões para 112,4 milhões de toneladas. Essa notícia impactou as cotações em Chicago e resultou em uma queda no dia da divulgação dos dados, o que anulou parcialmente o tom de alta gerado pelas fortes vendas para exportação americanas – tanto semanais quanto avulsas, e as previsões de clima adverso no Brasil nos próximos dias. Ao fechar do mercado, os preços mantiveram-se praticamente estáveis em relação à semana anterior.
No Brasil, antes do anúncio do USDA, houve um aumento no ritmo de comercialização no mercado interno, com produtores aproveitando também a valorização do dólar. No entanto, após o relatório, com a queda na CME, os negócios tiveram forte desaceleração.
Enquanto isso, na Argentina, o plantio iniciou e já alcançou 6,1% da área, conforme divulgado pela Bolsa de Cereales de Buenos Aires.
Veja mais com o Agrovip, o resumo semanal da Agroconsult.