Confira abaixo os principais acontecimentos que marcaram o agronegócio na semana do dia 01 a 05 de abril de 2024.

O PIB do Agronegócio registrou queda de 2,99% em 2023, segundo dados divulgados pela CNA e pelo CEPEA. Em 2022, esse indicador também já havia sofrido queda de 2,37%. O número reúne o resultado econômico do setor de insumos, produção agropecuária, agroindústria e serviços. A retração advém da queda dos preços em todos os segmentos. Com isso, o setor reduziu sua participação no PIB nacional de 25,2% em 2022 para 23,8% no ano passado. Por segmento, o setor de insumos foi o mais afetado com queda de 23,57%, refletindo os menores preços de fertilizantes, insumos, rações e a baixa produção de máquinas agrícolas. Por outro lado, se olharmos exclusivamente para o PIB da cadeia da soja e do biodiesel, houve um crescimento de 21,03% em 2023 relação ao ano anterior, principalmente em função da safra recorde do ciclo 22/23.

Notícias distintas em relação a Fiagro. Números consolidados de 2023 apontam um crescimento exponencial de 103%, com o mercado dos Fiagros dobrando de tamanho. Já outros tipos de investimentos como fundos, e aplicações em renda fixa e variável avançaram apenas 11,2% no mesmo período. Apesar do crescimento registrado no último ano, há de se ter cuidado com inadimplências em função do momento do setor. Quedas nos valores das cotas podem refletir também oportunidades de negócios.

A Cooxupé, uma cooperativa de café no sul de Minas Gerais, que representa cerca de 15% da produção de café do Brasil, anunciou planos de expandir para o mercado de soja e milho, visando aumentar as vendas de insumos para essas culturas. Com isso espera atingir 15% do faturamento com esses produtos na safra 24/25. Além de estruturar seu departamento de grãos nos próximos meses, a cooperativa estuda também a construção de uma esmagadora própria.

Veja mais do Agrovip da Agroconsult abaixo.